Páginas

5 de julho de 2010

Balada
Carnavotu: valeu, foi bom, adeus!
 O assunto do momento no quesito festas é o fim de uma das maiores micaretas do Brasil, o Carnavotu. No Twitter, Orkut, Facebook, MSN e diversos fóruns e sites de relacionamento e notícias de micaretas não se fala em outra coisa.
Para esclarecer os motivos e o futuro dessa e outras festas de Votuporanga, conversei com o empresário Edilberto Fiorentino, o Caskinha, da Toten Mais, que além de explicar o porque da não realização do evento fala sobre o futuro do bloco Oba! e outras festas assinadas pelo grupo.

- Há quanto tempo é realizado o Carnavotu? E o Bloco Oba?
Carnavotu há 7 anos e Oba!, 3 anos. Porém o carnaval de Votuporanga tem mais de 20 anos de tradição

- Quantas pessoas fazem parte da comissão organizadora?
O Carnavotu é formado por 4 grupos e Oba! também por 4 grupos. Não são os mesmos que organizam os dois eventos.

- Quando foi informado sobre a proibição de eventos open bar?
Fui informado no dia da realização de um evento q teria na minha casa (Toten), era 17 horas do dia do evento. Já entregaram essa hora para que fossemos pegos de surpresa e não tivéssemos como reagir e lutar por nossos direitos.
- Quem notificou o grupo?
Uma oficial de justiça.

- Como receberam a notícia?
Com indignação e revolta. Entendemos que festa open bar, para maiorea de 18 anos, não tem nenhuma ligação com a violência.

- Não existe a possibilidade de o evento acontecer sem o serviço “open bar”, como acontece em outros lugares?
Não, a maioria dos lugares hoje é open bar. Garanto que 99% dos eventos relacionados a micareta tem pelo menos um camarote com o serviço open bar. Posso citar: Carnalfenas, Carnariopreto, Riopreto Fest Folia, Carnabeirao e outros por esse Brasil afora.

- Você acredita que houve algum tipo de perseguição?
Tenho certeza que sim, vários fatos nos levam a pensar dessa forma, promotores citaram q Franca e Marília as festas open também foram proibidas. Eles se equivocam quando falam isso, pois as festas nessas cidades continuam a ocorrer normalmente. Citaram q nossa equipe de segurança agrediram uma pessoa na festa do peão de Votuporanga, sendo que nós nem fazemos parte do processo, falaram que quando aconteceu uma briga na saída de uma casa noturna, os nossos seguranças deveriam ter agido, a Polícia Federal não diz a mesma coisa, fora da casa noturna a segurança deve ser feita pela Polícia Militar

- Quais foram os argumentos utilizados pelo Executivo, para o Projeto de Lei?
O Executivo tentou através do projeto regulamentar e dificultar as festas open bar que aconteciam nos finais de semana em nossa cidade. Esse projeto iria oferecer mais segurança e qualidade aos eventos, mesmo que fossem open bar. O projeto exigia UTI móvel, seguro para o evento e para quem adquirisse seu ingresso. Seria um ótimo projeto, porém a promotoria não aceitou. O que a promotoria quer é proibir o Oba! e o Carnavotu por serem open bar. Agora me diga regulamentar segundo eles não seria o correto, o correto é proibir?

- A briga em frente a Toten Mais teve alguma relação com essa decisão?
Segundo o promotor foi o estopim pra tudo isso, sendo que as pessoas envolvidas na briga estavam na pista ( e na pista não era open bar).

- O que foi feito para tentar reverter essa situação?
Tentamos dialogar, mas não teve diálogo com os mesmos.
- A não realização do Carnavotu é definitiva?
Pra 2010 é definitiva sim.

- Seria o fim do evento, ou será realizado futuramente em outra cidade?
Por hora será o fim do evento, se futuramente algo mudar em relação a tudo isso, os organizadores podem rever a decisão de voltar com a micareta. O Carnavotu não será realizado em outra cidade.

- E o bloco Oba!, em qual cidade será realizado?
Estamos estudando várias propostas e vendo qual cidade irá agradar mais os nossos foliões.

- Como foi tomada essa decisão?
A decisão foi tomada em consenso entre todos que organizam o bloco Oba!, foi tomada porque não queremos fazer o evento sem o apoio de todos de Votuporanga. Não queremos fazer o evento via mandado de segurança e depois sermos perseguidos mais do que já estamos sendo.

- Quanto um evento desse nível movimenta em uma cidade?
Numa pesquisa feita pela Prefeitura de Votuporanga, o que dá mais veracidade aos dados, Votuporanga sem Oba! e o Carnavotu deixará de arrecadar mais de 12 milhões por ano com dinheiro trazido pelos turistas para as pessoas que moram em Votu.

- O que levaram em consideração?
Levamos em consideração pesquisas feitas juntos aos foliões que vieram pra Votuporanga, essas pessoas alugaram centenas de casas, gastaram em lanchonetes, postos de combustível, supermercados e no comércio em geral.

- O que Votuporanga perde com essa decisão?
Votuporanga perde porque ao meu ver mostra que temos algumas autoridades que preferem defender interesses pessoais do que interesses da população em geral. Votuporanga não tem nenhum grande atrativo turístico, porém a cidade se notabilizou e se tornou conhecida em todo o Brasil através do turismo de eventos.

- O bloco terá o mesmo formato ou haverá novidades?
Mesmo formato, QG e avenida, inclusive já temos a banda Monobloco certo para tocar no QG e também estamos aguardando o contrato de Lulu Santos e do cantor Latino. Os mesmos organizadores estarão todos juntos em 2011.
 - O grupo tem recebido o apoio de inúmeras bandas e, principalmente, dos frequentadores do evento de diversos os lugares do Brasil. Você acredita que, com a mudança de cidade esse fluxo de pessoas pode diminuir? Seria como começar tudo de novo?
Com certeza será um recomeço, só que um recomeço com um ótimo histórico. Acho que dependendo o lugar o nosso público com certeza irá aumentar. O público do BLOCO OBA e Carnavotu é formado por turistas dos grandes centros e não turistas regionais, Barretos por exemplo é bem colocada geograficamente falando, estando próxima de SP, Rio Preto, Ribeirão Preto, Uberlândia, Uberaba e Franca.

- Como foi tomada a decisão de realizar a Noite do Patrão em Fernandópolis?
Temos uma empresa e precisamos trabalhar, open bar pode em qualquer lugar do Brasil, aliás, em Votu também. Todos os clubes de serviço mantiveram seus eventos com open bar e os promotores não fizeram nada. Mais uma decisão evidente e clara que é perseguição, aliás essa semana teve uma feijoada na cidade com open bar. A festa estava de pais com seus filhos, belo exemplo a ser dado aos filhos, porque? vários pais beberam normalmente e nem por isso vimos atos de violência ou desordem. Por que algumas festas podem e outras não? O argumento para liberar umas é que umas festas tem comida e outras não. Desculpa, mas acho o argumento muito fraco, quer dizer, se fizer uma buchada a festa está liberada?
- Você acredita que o público jovem da Expo Fisav será comprometido nos dias do evento?
Acredito que todos perdem, é importante a luta contra o álcool, mas proibição não combina com a época em que vivemos, temos várias leis que punem aqueles que cometem abuso. Temos que colocá-las em prática e não criarmos mais leis.

- Outros eventos assinados pela Toten Mais poderão ser comprometidos com o Projeto de Lei? Quais?
A Toten irá trabalhar de acordo com o a Lei.
Caskinha e a esposa Cíntia esperando o filho Gabriel
- Você já cogitou a hipótese de mudar de cidade com a sua família e levar o nome da Toten Mais para outro lugar?
Infelizmente hoje perdi um pouco do amor que tinha por essa cidade. Cidade essa que nasci, estudei, casei e que tive meu primeiro filho. Cidade essa que tinha admiração pela pujança e garra de alguns lideres que sempre se mostraram e se colocaram a favor do crescimento dessa terra. Agora, bastou uma decisão absurda vir a tona que todos parecem correr e se omitem de suas responsabilidades com essa terra.

"Gostaria de não opinar sobre o caso, mas é impossível não destacar que a cidade, a região e milhares de jovens perdem com essa decisão. Sou a favor da regulamentação, da segurança e totalmente contra qualquer tipo de proibição. Já trabalhei com eventos em Fernandópolis - leia-se Fernanfolia, Chiclete com Banana e Ivete Sangalo - e sei da preocupação dos organizadores com a segurança do evento. Portanto, fico muito triste com a decisão. Só espero que o Carnavotu não morra!!!! Pois tenho certeza que quem já foi, em pelo menos em uma das edições, guarda ótimas lembranças de shows fantásticos, amigos, paqueras, beijos e até algumas bebedeiras que renderam muita risada e histórias eternas".

6 comentários:

  1. Por hora... estou de LUTO pelo CarnaVotu.

    ResponderExcluir
  2. Se pudesse convencer meus amigos e minha família a deixar essa cidade condenada à mesmisse, tiraria; pelo bem tanto pessoal, como com certeza, profissional.

    ResponderExcluir
  3. Estou muito triste com essa decisão, também espero que em 2.011 o Carnavotu retome com força total. Todos nós de Votuporanga e região lamentamos muito... Votuporanga está perdendo com tudo isso!! E não digo só os jovens, sei de muitos adultos, como meus pais, que ficaram decepcionados. Espero que essa situação se reverta logo... LUTO TOTAL!!

    ResponderExcluir
  4. Estou muito triste com essa decisão, também espero que em 2.011 o Carnavotu retome com força total. Todos nós de Votuporanga e região lamentamos muito... Votuporanga está perdendo com tudo isso!! E não digo só os jovens, sei de muitos adultos, como meus pais, que ficaram decepcionados. Espero que essa situação se reverta logo... LUTO TOTAL!!

    ResponderExcluir
  5. É lamentável que um grupo de pessoas sérias ficam limitadas por ordem de extrema ditadura.
    Pessoas que incentivam e levam grandes artistas e até bandas de menor porte a se apresentarem em uma cidade que ficou com maior visibilidade através dessas mesmas pessoas que sofrem esssa "tal ditadura".
    "Se os pais não tem estrutura para dar educação e limites aos seus filhos, as leis não são o bastante para inibir atos de vandalos , inconsequentes, não se pode proibir festas p/ aqueles que engrandecem e levam milhões para uma cidade que talvez pudesse estar esquecida no mapa."
    Pena !!!

    ResponderExcluir
  6. O Bloco OBA e Carnavotu, podem estar dando adeus a Votuporanga. O Caskinha (dono das 2 festas) está reunido com os sócios-proprietários da Cervejaria Petrópolis e o destino do maior carnaval de São e Paulo e uma das melhores micaretas do Brasil pode ser a cidade de Fernandópolis. Vamos aguardar, segundo algumas fontes, Cléber Faria, insisti com os donos das festas para que seja realizadas na vizinha cidade progresso.

    ResponderExcluir