Páginas

3 de janeiro de 2012

Blogueira x Jornalista x Professora de Letras


Genteeeee hoje recebi uma crítica 'construtiva' em meu blog que faço questão de esclarecer. 

"Oi, seu blog é legal mas você poderia parar de escrever com tantaaaaaaaaaaaaaaaaaas letraaaaaaaaaaaaaaaaas repetidaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas em uma mesma palavraaaaaaaaaaaa. Isso cansa a vista e deixa o conteúdo muito confuso. Ah, fora que se você realmente é jornalista deveria saber que não existe no português o colocar mais de um ponto de exclamação numa frase, como isso!!!!!! Espero que receba a minha critica contrutiva! abraço e sucesso!" 
Anônimo

Bommm, quem me conhece sabe o quanto sou intensa em tudo! Nos momentos de alegria ou tristeza. Portanto, o excesso de letras e pontos é a emoção que quero transmitir em meus textos. Quem me conhece ainda brinca que quando lê os textos no meu blog me imagina falando e explicando as coisas.

Enfim, sou jornalista sim, e não professora de português, apesar de ter conhecimento e estar em constante atualização de nossa gramática. E mais, o blog é um espaço pessoal, possui uma identidade própria e também uma linguagem específica, assim como utilizamos em nossos bate papos o "vc", "pq", etc.

Sabe, gente, no primeiro encontro de blogueiras do F*Blogs Rio Preto, na OligoFlora, quando rolou uma apresentação individual de cada blogueira e talz, falei sobre isso na minha apresentação. "Sou jornalista e não professora de letras e criei o blog como um desabafo. Para expressar e compartilhar minha opinião, meus sentimentos e quem se sentir à vontade pode entrar".

Apesar de não ter se identificado, agradeço a crítica pela oportunidade de poder esclarecer isso não só a você, mas talvez outros leitores também que gostariam de dizer a mesma coisa. Obrigada também pelos elogios. Espero que também compreenda minha explicação, continue acompanhando meu trabalho e fique a vontade para criticar e elogiar sempre!!!! 

Amoooooooooooooo ser jornalista e amoooooooo ser blogueira!!!!!!!!! 


Beijossssssssss,

10 comentários:

  1. Arrasou amiga!
    As pessoas precisam entender a diferença e a temática da coisa e essa "fia" ou "fi" não tinha entendido...agora vc explicou!!!!!!!!!!!!!! rsrsr
    bjusssssssss

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Gi. Cada meio de comunicação aceita uma linguagem diferente, nada é amarrado, é isso ou aquilo.
    Quando falamos de blog esse mundo é ainda mais diversificados. Um blog, por ser tão pessoal, aceita diferentes formas de expressão.
    Essa forma de escrever, com repetições de letras e pontos, para mim, reforça o sentimento, a intensidade da frase. Torna o blog ainda mais pessoal. Como você explicou, quando leio imagino você falando. Parabéns pelo blog. Estou adorando. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gi, as pessoas precisam colocar sentimento, é isso que você tenta fazer. Tem um ditado antigo, os incomodados que se retirem.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Adooooooooooooreeeeeeeeeeeeeeeeiiiii! Gi,as pessoas não entendem que o blog tem que ser divertido pra quem faz, tem que ter nossa cara e nosso jeito, e que não tem que ser tão formal assim quanto a maioria quer. Afinal o blog nada mais é que um papo entre amigos! E não uma aula particular de gramática! Mas é isso ai opiniões são sempre bem vindas, nos ajuda a crescer e melhorar. E vc Cresceu e melhorou.
    Bejoooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  5. Olha, Gi, mesmo se fosse professora de Letras, não teria o menor sentido mudar a forma como se expressa no seu blog. Tem gente que acha que texto escrito requer o máximo de refinamento gramatical, como se não existisse uma linguagem informal mesmo em formato escrito.
    Eu, como estudante de Letras, enxergo a sua forma de escrever como parte da informalidade que você quer transmitir aqui. E nada impede que você seja assim e que se expresse da forma que achar melhor. No meu blog você vai achar um ou outro erro gramatical consciente, tipo "me sinto", porque eu também quero dar uma cara informal para o que escrevo.

    Então, desconsidere totalmente o comentário anônimo.

    ResponderExcluir
  6. Eu adoooooorooooo ler seus posts pelo jeito que vc escreve, realmente transmite toda emoção e é como se eu estivesse vendo vc falar.
    O bom da internet é a liberdade da expressão, principalmente a escrita e eu escrevo siimmmmmm com muitas letras e vários pontos de exclamação, interrogação, reticências mil..........
    E tem mais vc foi muito educada ao escrever este post, eu teria sido um pouco menos kkkkkkkkkk
    Continue escrevendo, afinal tem muitas pessoas que gostam de ler seu blog.
    Felicidadessssssss

    ResponderExcluir
  7. Ei, não fique brava com as professoras de português ;), pois as bem-formadas entendem PERFEITAMENTE a repetição de letras, o uso de maiúsculas e de vários pontos de exclamação seguidos, entre outros recursos típicos (e adequados!) deste meio de comunicação (como disseram aí em cima!).
    Nas conversas, mostramos nosso sentimento na cara e pronto. E na escrita precisamos de todos estes recursos para nos expressar melhor na nossa língua!



    Uma professora de português, leitora e amaaaaante (hehehehe) de blogs!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Priscilla

    ResponderExcluir
  8. Obrigadaaaaaa meninassss!!!
    Esse post foi mais que uma resposta ao comentário, foi um desabafo mesmo!!!!!
    Ahhhhhhhhh.......não tô brava com as professoras de português nãoooo, viuuu, Pri!!!! Rsrs...Foi apenas uma forma de mostrar que ao contrário que todos pensam, jornalista não tem obrigação de saber de cor e salteado toda a gramática, se não, para que existiria os revisores????? Não é verdade????

    Beijossssssssss e valeu pelos comentários!!!!

    ResponderExcluir
  9. Gi! Isso não tem cara de crítica construtiva. Afinal, por que alguém perderia tempo em explicar algo tão insignificante? Haja paciência. Adoro seu blog e aconselho a usar quantos pontos achar necessário para expressar seu estilo único. Beijo e muito sucesso

    ResponderExcluir